Editor de Telas de Corrida do Race Coordinator

Você sabia que é possível personalizar as telas de corrida no Race Coordinator? veja neste artigo uma introdução de como faze-lo de forma simples.

Cada vez mais me surpreendo com a versatilidade do Race Coordinator. Já sabia sobre a possibilidade em fazer algumas personalizações nas telas de corrida, mas não era nada animador mexer nos arquivos XAML, meio que as cegas.
Com o pedido de um cliente, fui pesquisar um pouco melhor o assunto e descobri que o Dave (desenvolvedor do programa) havia criado um programa justamente para isto, chamado RC XAML Builder, que pode ser copiado do endereço: http://racecoordinator.net/topdl/cgi-bin/download.pl?file=RCXamlBuilder_v0.0.0.2.exe.

O programa, por ser uma versão inicial (versão 0.0.0.2), pode ter alguns Bugs. No meu caso, a opção Preview sempre dá erro.

O que são arquivos XAML?
O arquivos XAML são scripts de uma linguagem de programação declarativa baseada no XML para a criação de telas no Windows. Os arquivos são produzidos por uma ferramenta de desenho visual, tal como o Visual Studio .NET.

Fragmento do conteúdo de um arquivo XAML.
Um pouco da loucura do XAML no Race Coordinator
Veja na pasta data\xaml a quantidade de arquivos com as mais variadas telas de corridas e resultados.

Pasta com os arquivos XAML.
Observe a quantidade de arquivos "parecidos" chamados RaceDay_2L.xaml.
É necessário um arquivo para cada pista, de acordo com a quantidade de fendas. Por padrão teremos:
  • RaceDay_2L.xaml para pistas com 2 fendas (2 lanes).
  • RaceDay_3L.xaml para pistas com 3 fendas (3 lanes).
  • RaceDay_4L.xaml para pistas com 4 fendas (4 lanes), e assim por diante.
Além disso, caso seja utilizada a opção de combustível (fuel), teremos:
  • RaceDay_2L_fuel.xaml para pistas com 2 fendas (2 lanes).
  • RaceDay_3L_fuel.xaml para pistas com 3 fendas (3 lanes).
  • RaceDay_4L_fuel.xaml para pistas com 4 fendas (4 lanes), e assim por diante.
E ainda temos as opções com ou sem imagens, estático ou não, onde a posição do piloto varia de acordo com a posição na corrida.
Lógico que na prática, não precisamos disto tudo, mas para distribuição com o programa, sim. E cada vez que havia uma nova opção, o Dave tinha que fazer isto meio que na mão, por isto nasceu esta ferramenta.

Entendendo a tela do programa
O programa não é muito intuitivo a primeira vista, mas depois que se entende, fica fácil.

Programa RC XAML Builder.
O conjunto de opções dentro do campo Column Setup, são os itens que podemos incluir em cada coluna.
Observe que podemos incluir mais de um item em cada coluna:
  • No centro com o tamanho da fonte muito grande.
  • Em cima ou em baixo, com uma fonte pequena.
  • E a esquerda ou direita.
Além disso, a coluna pode ser "clicável" (Action).
Cada nova coluna "criada", deve ser incluída na "área de criação" através do botão Add.

Criando uma nova tela
Como mencionado acima, comecei a me interessar no assunto após uma solicitação de um cliente que perguntou como incluir a velocidade (Km/h) na janela da corrida. Vamos utilizar este evento como exemplo para criação de uma nova tela.
Baseado no formato da tela original do programa, faremos uma nova tela de corrida, incluindo os campos de velocidade em Km/h e outro chamado GAP, para mostrar a diferença do Piloto a sua frente.

Existem 2 opções de GAP. Um mostra a diferença para o Piloto a sua frente, na corrida e outro para o líder.

O parâmetro de velocidade será criado na mesma coluna do tempo da volta, enquanto o GAP será criada em uma nova coluna, ficando assim:

Name | Lap | Lap Time e Km/h | Best Time | GAP


Como lição de casa, experimente colocar a outra opção do GAP na mesma coluna.

Passo 1
Nas opções Main (bem no centro), busque o item Name e em seguida clique no botão Add.
Veja abaixo, que desta forma criamos a primeira coluna com o nome dos Pilotos.

Inclusão da coluna Name.


Passo 2
Novamente na opção Main, busque o item Lap (numero da volta) e em seguida clique no botão Add.

Inclusão da coluna Lap.


Passo 3
Neste passo criaremos a coluna com 2 parâmetros (tempo da volta e velocidade).
Primeiro, na opção Main, busque o item LapTime e em seguida, na opção Bottom Rt Insert, busque o item KPH.
Finalize esta coluna clicando no botão Add.

Adicionar legenda


Passo 4
Novamente na opção Main, busque o item BestLapTime (tempo da melhor volta) e em seguida clique no botão Add.


Passo 5
Novamente na opção Main, busque o item GapPosition e em seguida clique no botão Add.
Com isto finalizamos a criação das colunas.

Observe que podemos mover (mudar a ordem de exibição) e excluir uma coluna pronta, clicando nos botões "<< Shift Left", "Shift Rigth >>" e "Remove".

Inclusão de todas as colunas.


Passo 6
Clique no numero de fendas, no campo Num Lanes.
No exemplo, utilizaremos o arquivo em uma pista de 4 fendas.


Passo 7
Assinale ou não a opção Sort Heat.
Assinalando, indica que a ordem dos Pilotos na tela altera de acordo com a sua posição na corrida.
No exemplo, mantemos a opção assinalada.


Fim
Salve o seu projeto.
Para evitar misturar com os arquivos originais, o novo arquivo será salvo com um nome diferente. O importante é salva-lo na pasta correta (data\xaml)
No exemplo, o arquivo salvo se chama NoviSlot_4L.xalm.

Salvado o arquivo.
Antes de Testar...
Para utilizar corretamente a escala Km/h, você deve configurar corretamente a sua pista, medindo o comprimento de cada fenda  (em pés) e colocando a escala dos carros utilizada.

Na guia General, para carros na escala 1/32, digite o valor 32 no campo Track Scale. Com esta opção a velocidade mostrada será "em escala".

Configuração da escala, na pista.
Na guia Lanes, devemos definir o tamanho de cada fenda, em Pés, lembrando que 1 Pé equivale a 0,3048 metros.
Por exemplo, se a fenda vermelha de sua pista tem 17,5 metros, basta dividir este valor por 0,3048 = 57,41
Lembre-se de fazer esta medida em todas as fendas e a cada fenda, deve ser pressionado o botão Update Lane e ao final de tudo, clicar no botão Update.

Configuração do tamanho de cada fenda da pista.
Utilizando a nova tela
Vamos utilizar esta nova tela na corrida nomeada "Desafio 10 minutos", criada segundo este outro artigo: Corrida no Race Coordinator.


Certifique-se de editar a corrida correta (Desafio 10 minutos).

No detalhe assinalado em vermelho, digite o caminho e o nome do arquivo conforme a figura abaixo. Observe no nome do arquivo o "#" representado o curinga para o numero de fendas.
O campo Example Full File Name é preenchido automaticamente.
Ao final, clique no botão Update.

Adicionar legenda

Resultado final da nova tela de corrida.
Hackear o script
Como o programa ainda é uma versão preliminar, muita coisa ainda tem que ser melhorada, como por exemplo a possibilidade em definir alguns parâmetros.
Você deve ter notado que a velocidade é apresentada com 3 casas decimais depois da virgula. Fica muito confuso ver isto na tela.

O Piloto que quiser se aventurar e modificar o script, deve ter ciência que o minimo de conhecimento em programação é necessário.

Podemos editar manualmente o script de forma que mostre apenas o numero inteiro da velocidade. Para isto, siga os passos abaixo:

Passo 1
tenha certeza que a corrida não está em andamento.
Clique com o botão direito sobre o arquivo e selecione editar.

Selecionando o arquivo a ser modificado.


Passo 2
Quase no final do arquivo, localize a linha onde está o parâmetro (em destaque vermelho na figura):

Name="KPH_Position4_1" DataContext="'Decimals' = 3"

Altere o valor de Decimals 3 para 0 (zero).

Cuidado para não modificar a linha errada, pois existem outros "Decimals" de outros parâmetros.

Identificação do parâmetro a ser alterado.


Passo 3
Repita o processo para as demais fendas. Na figura anterior, sublinhado em amarelo está o anterior.
Vai subindo devagar até achar todos, que neste exemplo são 4.


Fim
Salve o arquivo e teste.

® Autorama é marca registrada de Brinquedos Estrela S.A.

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